Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

NOSSO HISTÓRICO


       Criada na década de 1960 a FAMAB tornou-se uma das mais importantes fanfarras do Estado do Pará, desde sua criação participou ininterruptamente do   Desfile do Dia da Raça. É uma das duas bandas da cidade de Belém que nunca interrompeu suas atividades.
       Em sua criação tratava-se de uma fanfarra formada por percussão e cornetas si bemol lisas porém com o passar dos anos  evoluiu passando a participar da categoria fanfarra com gatilho, isto é, uma fanfarra com percussão e cornetas engatilhadas  com vários tons. Este ano a FAMAB passou a ser denominada Corporação Musical Magalhães Barata passansando à categoria das Bandas Marcias podendo assim utilizar instrumentos com pisto.
             Além da banda a FAMAB conta com o primeiro corpo coreográfico do estado criado em 1992 para acompanhar a banda em suas apresentações.
             A FAMAB obteve ao longo de sua trajetória vários títulos, foi campeã no primeiro concurso de bandas realizado no estado do Pará em 1970 pelo Lions Club Belém Marco, nesta década as bandas foram agrupadas por número  de instrumentos, tendo a  FAMAB conquistado vários títulos na categoria “B” até 100 componentes.
  A partir de 1979 a FAMAB passou a concorrer no grupo “A” categoria com mais de 100 componentes, a mais importante do concurso onde permaneceu até a extinção do Concurso do Lions Club, obtendo nesta categoria os títulos de 1986, 90/91, 92, 93, 94, 95, 96, Além disso a FAMAB foi campeã de vários outros concursos que ocorriam eventualmente como no da SEDUC em 1992, no  NEIPA nos anos de 1993,94,95,96. no da Prefeitura de Belém em 2000, entre outros. A partir de 2004 a FAMAB passou a concorrer na categoria Fanfarra com Gatilho, conquistando o título em do Concurso de São Francisco do Pará em 2005, e do Campeonato paraense em 2007 e em 2009 foi campeã do concurso intermunicipal no Município de Santa Isabel do Pará.
                 Sua coordenação é formada  tradicionalmente por ex alunos e este ano e composta por Jacó Miranda Machado e por Rubens dos Santos Carvalho.




NOSSA BANDA ENCANTOU TAILÂNDIA.

Foi um sucesso a participação da nossa banda no desfile escolar de Tailândia (Nordeste do Pará), que além de fazer a abertura do evento conduziu o desfilie da Escola de Ensino Técnico Estadual do Pará-EETEPA/Tailândia. Nossa banda foi muito bem recebida no municipio tanto pela secretária de educação quanto pela diretora da EETEPA. A comunidade tailandense ficou encantada com a apresentação da banda e demonstrou isso com aplausos,  fotografias e por final com muitos cumprimentos.

FESTA DOS 50 ANOS NA ALDEIA CABANA.

A escola passou em grande estilo na Aldeia Cabana, foram mais de 600 alunos compondo os pelotões.
A coordenação da banda tornou realidade um sonho transformando a fanfarra em banda marcial que com um visual militar estilizado lembrando o patrono da escola deu um show e levantou o público.
A Banda Marcial é uma realidade graças a coordenação e ao apoio de seus componentes que apesar da falta de instrumentos de pisto trabalhou intensivamente. Nossa transformação ainda está ocorrendo porém já somos uma banda marcial, mas tudo isso ocorreu ao contrário de outras bandas sem a ajuda do poder público. A Corporação Musical Magalhães Barata aos poucos tomou forma e estamos trabalhando junto aos órgãos competentes pela aquisição de materiais.